quarta-feira, 16 de novembro de 2011

JOSÉ ERA ADIVINHO?

Por Gilson Barbosa

José não praticava artes divinatórias, mas foi Deus quem lhe concedeu a capacidade de interpretar sonhos

Segundo Gênesis 44.5, podemos dizer que José era adivinho?

“Não é este o copo em que bebe meu senhor e pelo qual bem adivinha?” (Gn 44.5).

Um dos maiores desejos do ser humano é saber o que acontecerá no futuro. É justamente esse o motivo que tem levado estudiosos e curiosos a se debruçarem sobre todo o tipo de pesquisas que satisfaça o seu ego. E, por conta disso, fazem faz uso de todas as formas de adivinhações, feitiçarias, encantamentos, etc. É comum a estas pessoas utilizarem artifícios como água, cartas, moedas, borra de café e até entranhas de animais para conseguir seu intuito.

Alguns dizem que José, no Egito, adivinhava pela água ou objetos líquidos, simplesmente pelo fato de o texto de Gênesis 44.5 dar a entender que ele adivinhava por meio da taça (copo) que fora colocada em um dos sacos de alimentos dos seus irmãos.

Se isso ficasse comprovado, poder-se-ia dizer que José não interpretava os sonhos por intermédio de Deus, mas, sim, por meio de práticas ocultistas e espíritas. Mas seria isso possível, visto que José servia a um Deus que condenava as práticas divinatórias? Não seria isso uma contradição? Obviamente que sim. Algumas perguntas iniciais em oposição a esta questão seriam: Todas as práticas divinatórias são 100% corretas? Todas se cumprem? São aprovadas pelo Deus verdadeiro?

Independente de se constatar os acertos ou os enganos das adivinhações, a Bíblia condena veementemente a prática divinatória: “Quando entrarem na terra em que o Senhor teu Deus te der [...] entre ti não se achará [...] nem encantador, nem adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos...” (Dt 18.9-11). 

Os profetas do Antigo Testamento eram considerados capazes e ungidos por Deus para que pudessem sua Palavra. No entanto, só prediziam sobre o futuro no sentido de conclamar o povo hebreu ao arrependimento. Pelo contexto da história, o que fica evidente é a intenção de José para com os seus irmãos de se fazer conhecido deles, porque, devido à sua separação no passado, não o reconheciam mais, e nem ao menos poderiam descobrir que José estava vivo (Gn 37.1-36; 39.1 – 44.5). Sendo assim, José teria de adotar estratégias para que pudessem saber que o novo governador do Egito era ele próprio.

A adivinhação era costume habitual entre os egípcios, o que não implica, necessariamente, atestar que José fazia uso de tais práticas. A Bíblia nos informa que as revelações de José provinham tão-somente de Deus. Note o que José disse aos dois oficiais de faraó: “E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos” (Gn 40.8). Outrossim, quando faraó indagou a José sobre o sonho que teve, ele não recorreu nem mencionou que faria a interpretação por meio de elementos líquidos ou algo semelhante, antes, invocou a Deus: “E respondeu José a Faraó, dizendo: Isso não está em mim; Deus dará resposta de paz a faraó” (Gn 41.16).

Logo, podemos ser taxativos em afirmar que José não adivinhava nem praticava artes divinatórias. Ao contrário, Deus o premiou com tal capacidade!
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

  1. Ah tá, José não era adivinho porque ele ADIVINHAVA graças a Deus. Bem lógico isso.

    ResponderExcluir
  2. Claro que José era um advindo e bruxo, nada a ver isso que vc postou meu caro. Por qual razão o cara ia afirmar na cara do governador do maior império do mundo antigo que ele advinhava por meio de uma taça se ele não fazia isso? Por acaso nessa narrativa José o repreendeu por calúnia? Da licença. Jack era outro usuário de magia. Vcs lembram da história das ovelhas malhadas e brancas com o sogro dele? Vcs lembram que ele ia pra um cercado pra nascer brancas e outro pra nascer malhadas? É em Gênesis,não lembro direito, mas só cego não vê. Gente, imitem a Jesus, e esqueçam esses caras da Bíblia. Sigam somente a Jesus e não vão à templo nenhum. Vc é o templo,esqueça o templo de pedra.

    ResponderExcluir
  3. É bom resaltar que José era governador do império pagão da sua época e não tinha outra forma dele conhecer o futuro a não ser por esses tipos de procedimento. Ou vc pensa que tudo Deus revelava em sonhos?? Agora José era guiado só por sonhos??

    ResponderExcluir