quinta-feira, 31 de julho de 2014

QUEM É A SENHORA MENCIONADA EM 2 JOÃO VERSÍCULO 1 e 5?

Gilson Barbosa


O presbítero à senhora eleita e aos seus filhos, a quem eu amo na verdade e não somente eu, mas também todos os que conhecem a verdade (2 João v.1)


E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros (2 João v.5)

Queridos leitores, quando estudamos um livro da Bíblia um ponto importante é analisar o autor e os seus destinatários. Quanto a segunda carta de João há um ponto curioso a respeito dos destinatários da carta. João os chama de "a senhora eleita e seus filhos". 

Devido à complexidade do assunto importante é recorrer à língua original do Novo Testamento para amenizar a dificuldade. No original grego tanto no primeiro como no quinto versículo a palavrasenhora” é kuria (kuria). Entre vários pontos de dificuldades está a questão de que a derivação da palavra igreja é kuriake. A Enciclopédia Explicativa de Dificuldades Bíblicas informa-nos queentre os romanos e atenienses esta palavra significava o mesmo que ekklhsian (ekklesia) termo utilizado para designar uma assembleia de igreja”. Um importante Léxico Grego informa quesenhora pode referir-se ou a uma pessoa ou, mais provavelmente, a uma congregação de importância”.1   

John Stott entende que o apóstolo João estaria escrevendo para uma igreja local:
           
E mais provável que a frase senhora eleita signifique uma personificação e não uma pessoa - não da igreja em geral, mas de alguma igreja local sobre a qual a jurisdição do presbítero era reconhecida, sendo seus filhos (v. 1,4,13) os membros individuais da igreja.

Contudo alguns não apoiam essa defesa e dizem tratar-se de uma irmã influente na igreja, ou, uma senhora. Sendo assim esta pessoa era eleita e se chamava Kyria. Ou era uma senhora e se chamava Eleita. Russel Champlin pensa ser incomum alguém dirigir-se à igreja com a expressãosenhora eleita”. Ele diz que o texto faz alusão a “alguma dama bem conhecida pela sua piedade, em cuja casa a igreja se reunia, ou que exercia grande influência em certas congregações da Ásia Menor, talvez como diaconisa”. 2

Uma das maiores questões quanto a opção de ser esta senhora a Igreja é perceber na essência da carta um certo elemento condizente com a expressãofilhos”. Estaria João tratando apenas com os filhos desta senhora? É possível isso? Sim. Mas, dentro das palavras de João podemos perceber uma espécie de código, sinal, ou mesmo omissão deliberada. “Os filhos amados pelo apóstolo seriam os membros da igreja”.3

Se o nome dessa senhora fosse Eleita haveria então duas irmãs com o mesmo nome, o que, ainda que não seja impossível é incomum: “Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita. Amém”. 2JO 1:13. Se o nome fosse senhora ou Kyria não seria adequado dogmatizar a questão, pois em I Pedro 5.13 a igreja é chamada de eleita: “A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos”. 1PE 5:13.

Se não podemos fechar de forma categórica o assunto, até porque não é tão prioritário assim, o objetivo carta escrita é muito mais importante, pois é artigo de e eternidade. De que trata a epístola?

“A carta é uma exortação para se guardar das falsas doutrinas, desviando-se delas e dos que a professam. Há um alerta sério para aqueles que deixaram a sã doutrina e passaram a professar algo diferente daquilo que foi ensinado”.4




1 Léxico do NT Grego/Português, pg 122.
2 Novo Testamento Versículo por versículo, II João 1, pg 305.
3 Enciclopedia Explicativa de Dificultades Bíblicas, pg 226.
4 Biblia Apologética, Introdução a Epístola de 2 João, pg 1273.
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Saudações em Cristo! excelente artigo, já pesquisei sobre esse assunto e nenhum escritor conseguiu fechar a questão. Acho que isso nós levaremos pra eternidade, como vc mesmo disse "o assunto da carta é oma is importante".
    Mais uma vez muito obrigado pelo artigo que vc me enviou.

    Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva

    ResponderExcluir