sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

DEVO ME TORNAR TUDO PARA TODOS? (I CORÍNTIOS 9:22)

Resultado de imagem para 1 corinthians 9.22É um absurdo, mas há “irmãos” que justificam seu pecado citando textos bíblicos. Lógico que são considerados isoladamente e fora do contexto. Sei de pessoas que dizem frequentar salas de bate papo (pornografia) para pregar o evangelho. Há possibilidade de verificar se isso é verdade? Não é muito subjetivo? Imagine o quanto de pecado similar a este cometeremos com base nessa experiência? Há outros que ingerem bebida alcoólica, frequentam espaços esotéricos (para meditação), participam de desfiles carnavalescos, visitam casas noturnas, etc.

Tais pessoas imaginam que o que Paulo disse aos coríntios se encaixa nas suas teorias: “Fiz-me fraco para com os fracos, a fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, a fim de, por todos os modos, salvar alguns” (I Coríntios 9:22). Para esses a pregação do evangelho é uma espécie de “vale tudo”. Algumas igrejas em épocas de carnaval organizam blocos de carnaval gospel. A ideia é que devemos nos tornar como as pessoas a fim de trazê-las para o evangelho.

Na verdade o apóstolo Paulo trata da questão sob os aspectos de duas culturas na igreja nascente: a judaica e a gentílica. Ou seja, havia entre os membros da igreja coríntia crentes judeus e estrangeiros. Obviamente esses grupos sempre trouxeram certa tensão relacional; o apóstolo busca aplicar o evangelho observando os devidos cuidados com os dois grupos.  Será que isso significa que o apóstolo Paulo era um dissimulado? Não, de maneira alguma!

Conforme a explicação dada aqui o que “Paulo fazia aqui em I Co 9:19-23 era adaptar-se, sem de maneira nenhuma, mudar seus valores, seus princípios. Como por exemplo: ele diz aqui no contexto, que ele não estava debaixo da lei de Moisés (não seguia as prescrições de ordem cerimonial, nem estava sob a condenação desta lei, por que Cristo nos libertou do pecado. Agora, quando ele estava entre os judeus, a fim de se familiarizar com eles, naquilo que não era contra o texto bíblico, ele se adaptava; e tem um exemplo bem claro dessa adaptação em At 16:3”. Ou seja, se algum procedimento não “feria” a ordem bíblica, a moral e a santificação cristã, Paulo adaptava a forma como iria se portar entre esses grupos. 

Se há algo que contraria o mandamento bíblico então não devo me adaptar a ele. O salmista disse que bem-aventurado é aquele que “não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” (Salmo 1:1).
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário